
Excelso Conselho da Maçonaria Filosófica – Graus Filosóficos do Rito Escocês Antigo e Aceito. Rio de Janeiro
-
A Maçonaria proclama agora, e desde seu início sempre tem proclamado a existência de um princípio criador, que venera o com o nome Grande Arquiteto do Universo.
-
Não impõe qualquer limite para a investigação da verdade, e a todos os membros exige a tolerância, para garantir a todos esta liberdade.
-
A Maçonaria abre o seio a homens todas as nacionalidades, de todas as raças e de todas as crenças.
-
E para a mesma razão que proíbe todos os tipos de discussões políticas e religiosas em suas lojas, como você deseja o profano, quaisquer que sejam seus pontos de vista políticos e religiosos que estão livres e de bons costumes.
-
A Maçonaria é combater a ignorancia em todas as suas formas, constituindo uma escola mútua, cujo programa consta o seguinte slogan: obedecer às leis do país, viver com honra, praticar a justiça, amar a sua pares e trabalhar incessantemente pela felicidade da humanidade e sua emancipação progressiva e pacífica.
-
Trabalho em perfeito acordo e constantemente pelo único propósito e ordem eminentemente filosófica, moral e filantrópica.
-
Segure a princípios e doutrinas da ordem em toda a sua pureza, se espalhou, defender, respeitar e aplicá-las em todos os momentos e em todos os lugares.
-
Espera, observar, respeitar, defender, observar e respeitar as grandes Constituições, leis, estatutos e regulamentos fundamentais da ordem.
-
Segurar e defender com todo seu poder, conservar, respeito e para observar e respeitar os direitos, privilégios e independência do rito antigo e aceito e a integridade das respectivas jurisdições territoriais, garantindo-lhes mutuamente contra qualquer invasão.
-
Proteger e defender os maçons verdadeiros e fiéis de suas as respectivas Obediências em países onde a sua influência pode chegar
